Festa de São Pedro, Apóstolo, Papa e Martir

 

Festa de São Pedro, Apóstolo, Papa e Martir. +67 D.C, em Roma.      

Com 71 anos de emancipação, como município, Bonito se apresenta hoje como a capital do ecoturismo brasileiro. Na verdade, sua história remonta a 1915, quando a Lei Estadual no. 693, de 11 de novembro daquele ano, prevê a criação do Distrito de Paz de Bonito, subordinada administrativamente. Em 02 de outubro de 1948, a Lei Estadual no, 145, eleva-a à categoria de Município, como sede na cidade do mesmo nome. Com a divisão do Estado em 1977, Bonito passou a fazer parte do Estado de Mato Grosso do sul. Está a 265 kms de Campo Grande e a 1.399 kms de Brasília, Capital Federal. Sua população é de mais de 21.738 habitantes. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

A festa de São Pedro tem seu nascimento desde a origem da cidade, em meados do século XIX, nas terras da antiga fazenda Rincão Bonito, e perdura até os nossos dias. São Pedro, celebrado com festas todos os anos desde então, é considerado seu padroeiro natural.

Em função das restrições impostas pelo protocolo de combate ao COVID-19, a tradicional cavalgada, que reunia a cada 29 de junho, amazonas e cavaleiros da cidade e das redondezas, homenageando o santo patrono, este ano fui substituída por ruidosa caravana com centenas de veículos acompanhando a imagem do santo pescador.

Pedro ou Shimon Kepha, natural de Betsaida, foi um dos doze apóstolos. Sofreu o martírio na Colina Vaticana no ano 67 DC, sendo crucificado, a pedido seu, de cabeça para baixo. É considerado pelas igrejas Católica e Ortodoxa como o primeiro bispo de Roma, e seu primeiro Papa. No Novo Testamento constam duas de suas cartas aos primeiros cristãos.

A Pousada Ouro Preto de Bonito manifesta seu carinho especial ao padroeiro da cidade erigindo uma torre de 16 metros de altura em memória ao seu nome, a " Torre de São Pedro", de onde sua estátua do alto abençoa e zela cuidadosamente pelos habitantes de cidade de Bonito.

 
 
 

Memoria da Pousada Ouro Preto de Bonito, em Bonito/MS.
Estátua no alto da Torre São Pedro, paramentada para a celebração de sua festa.

 
Alex Kleinubing