Café da manhã

QUEBRA TORTO PANTANEIRO NA POUSADA OURO PRETO DE BONITO.

Estamos em pleno Pantanal sul-mato-grossense. Portanto, nada mais lógico que servir o famoso "quebra torto", no café da manhã, para que todos os visitantes conheçam um pouco dos costumes e da culinária da região.

O "quebra torto", cujas origens datam do século XVIII/XIX, é composto por iguarias diversas que, aos poucos, foram incluídas no cardápio do mato-grossense. Está mais para um "pequeno almoço" do que para um café da manhã.

É comida da madrugada, servida generosamente, em geral, entre as 4 e 5 da manhã, quando os peões se preparam para o campo, sem hora certa para voltar. É composto por: arroz carreteiro ou Maria Isabel; ovos, mandioca e banana fritos; bolinho de chuva (no inverno); farofa ou paçoca de carne de sol; leite fervido com rapadura de cana de açúcar ou com açúcar queimado; café, garapa (caldo de cana) ou algum suco de fruta da estação, geralmente laranja ou limão.

Fazem parte desta típica culinária, ainda, os famosos bolos de fubá, de laranja, de limão; roscas e pães caseiros; doces diversos e sempre servidos em grandes quantidades, principalmente o "furrundum" (doce de mamão ralado com rapadura); chipa e sopa paraguaias, e ultimamente, por ser mais popular, o pão de queijo mineiro, além de queijo fresco ou curado, e requeijão.

A Pousada Ouro Preto de Bonito busca, dentro de seu espírito barroco, trazer aos seus visitantes essas "delicatessen" únicas. Também disponibiliza alimentos dietéticos e/ou veganos.

Nosso café da manhã é servido entre 6h30 e 10h.