Imperial Cidade de Ouro Preto ou simplesmente Ouro Preto

Hoje, 08 de julho de 2022, celebra-se o 311º aniversário da mais linda cidade barroca da América Latina, Ouro Preto, no coração das Minas Gerais.

Talvez possa causar espécie ao leitor este pequeno comentário sobre a cidade de Ouro Preto , Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura”), a partir do município de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, Capital do Ecoturismo do Brasil.

Foi também num dia 08, só que de dezembro de 2019, que a Pousada Ouro Preto de Bonito veio à luz, com a finalidade primordial de enaltecer as glórias do Brasil Colonial, sintetizadas na bela Ouro Preto, celebrando no interior do Estado essa beleza incomparável do Brasil.

O município, antes conhecida como Vila Rica, fundado em 1711, por bandeirantes, além de ter sido o berço de renomados artistas ( o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o pintor Manuel da Costa Athaíde (1), foi também cenário do movimento pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira, que culminou com a esquartejamento de Joaquim José da Silva Xavier, intitulado “TIRADENTES” e lembrado pela História como mártir da Inconfidência Mineira.

No ano seguinte à proclamação da Independência, Vila Rica recebeu de Dom Pedro I o título de “Imperial Cidade”, tornando-se oficialmente a capital da província de Minas Gerais com o nome de “ IMPERIAL CIDADE DE OURO PRETO”.

Curiosidades: o município que , em 1730, chegou a ter 40 mil habitantes, foi considerado o mais populoso da América Latina. Nesse ano, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.(2) A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio pela UNESCO, título que recebeu em 1980.(3) Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938. (4)

Estação Ferroviária de Ouro Preto

A Pousada Ouro Preto de Bonito inspirou seu receptivo na Estação Ferroviária de Ouro Preto, construída em estilo barroco colonial e inaugurada em 1888. É uma das mais importantes edificações históricas tombadas da cidade. O monumento em Bonito é obra do serralheiro Joelson Rocha Ricaldes.

Coreto de Ouro Preto

Réplica perfeita do coreto de Ouro Preto, encontra-se em frente à estação de embarque e trilhos, onde se localiza o receptivo da Pousada. Obra do marceneiro bonitense JadirSoares.

A Pousada Ouro Preto de Bonito, em nome de todos os seus funcionários, amigos, seguidores, bonitenses, apresenta à cidade de Ouro Preto, aos ouro-pretanos votos de perene felicidades e de grande reverência pelo muito de arte aos seus cuidados.

(1) Em 1969, tive o privilégio de, juntamente com um grande restaurador de obras sacras de Minas Gerais, cujo nome me falha à memória, ajuda-lo a retirar da moldura, velha e desgastada pelo tempo, o quadro “a Ceia”, do mestre Athaíde, quando de minha segunda visita ao Santuário do Caraça. O quadro foi levado com acintosa proteção policial, em carro-forte,para ser a estrela maior da inauguração do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Atualmente encontra-se no antigo Colégio do Caraça.

(2) «Ouro Preto» (PDF). Arquivado do original (PDF) em 10 de março de 2016

(3) «Historic Town of Ouro Preto». UNESCO World Heritage Centre.

(4) «Ouro Preto comemora 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade». G1. 5 de Setembro de 2010

Lobo Digital